Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas foi inaugurado em 2002, tornando-se um espaço dedicado à arte contemporânea brasileira para as regiões Norte e Nordeste. Situada ao lado do Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas está abrigada em um prédio construído no século XVIII, o qual foi originalmente residência de Domingos da Costa Bacelar.

Posteriormente, foi adaptada para instalação do Hospital Real Militar, cujo projeto ficou a cargo do arquiteto bolonhês Antonio Landi. Após a desativação do hospital, o espaço manteve funções militares, abrigando a 5ª Companhia de Guarda do Exército.

Na execução do Projeto Feliz Lusitânia, que visa a revitalização do núcleo histórico de Belém, o espaço foi restaurado e adaptado ao uso museológico.

Seu acervo é formado por várias coleções de arte moderna, contemporânea e fotografia, que apresentam obras de artistas locais e nacionais. Destacam-se no acervo a Coleção Funarte, oriunda dos Salões Nacionais de Arte, que juntamente com a coleção Fotografia Paraense Panorama 80/90 deu origem ao acervo do museu.

A partir do ano de 2005 foi feita a transferência de parte das coleções que estavam sob a guarda do Museu do Estado para a tutela das Onze Janelas. A transferência, atendendo critérios de tipologia e recorte temporal, permitiu o enriquecimento do acervo e obedeceu ao perfil museológico de cada instituição para ter a guarda das coleções pertencentes ao Governo do Pará.

As salas Ruy Meira, Gratuliano Bibas, Valdir Sarubbi e o Laboratório das Artes permitem um fluxo intenso de mostras, consolidando a Casa como espaço de referência para a Arte Contemporânea Brasileira.  

Endereço:
R. Siqueira Mendes, s/n, 66020-310 (Complexo Feliz Lusitânia)




Funcionamento: terça a domingo (9h às 17h)