Museu Forte do Presépio

Conquistada pelos portugueses em 1616, a Amazônia teve na cidade de Belém sua primeira construção colonial alicerçada em um forte de madeira e palha, denominado Forte do Presépio, de onde partiram as primeiras ruas e demais construções do núcleo inicial da cidade.

Após os vários usos militares da fortificação e das modificações arquitetônicas implementadas, o Forte passou por restauração e reformas, sendo readequado para uso museológico no início dos anos 2000. Em 2002, foi inaugurado o espaço museológico do Forte do Presépio, comportando dois circuitos expositivos: o primeiro (área externa) compreende o “Sítio Histórico da Fundação de Belém” e é composto pela própria edificação com seus vestígios arquitetônicos e artilharia militar.

O segundo (área interna), que compreende o “Museu do Encontro”, versa sobre o processo milenar de ocupação da Amazônia, sobre o encontro com os nativos e a conquista e colonização da região, iniciada no século XVII.

O acervo pertencente ao museu é formado por diferentes artefatos, como material lítico, cerâmicas marajoara e tapajônica, além da coleção de muiraquitãs, provenientes de vários sítios arqueológicos. Destaca-se em seu acervo a cultura material proveniente do próprio sítio histórico e seu entorno, bem como artefatos e fotos de alguns grupos indígenas contemporâneos.

Endereço:
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n, 66020-600 (Complexo Feliz Lusitânia)


Funcionamento: terça a domingo (9h às 17h)