Memorial Amazônico da Navegação

O Museu Amazônico da Navegação, inaugurado em 2005 pelo Governo do Estado do Pará, por meio de Secretaria de Estado de Cultura, está abrigado no Mangal das Garças, parque naturalístico que traduz características do ambiente amazônico em suas áreas, tanto de várzea quanto de terra firme; além de possuir belos exemplares da fauna e da flora da região.

O Museu Amazônico da Navegação (MAN) rememora a cultura do homem amazônida na sua relação com as águas.

Os ambientes expositivos, tanto no pavilhão central quanto no seu entorno trazem objetos, fotografias, textos, painéis, instalações e equipamentos que permitem o entendimento da importância histórica da navegação pelos rios, nessa cultura das águas.

Dentre os recortes abordados na exposição, um deles trata da história das tipologias de embarcações e o saber fazer regional – canoas, remos, redes de pescar.

A navegação comercial é destacada pela reprodução de maquetes de embarcações atuais e mostra de acessórios utilizados em barcos.

Além da trajetória dos transportes fluviais, apresenta por meio de painéis e objetos a presença da Marinha Brasileira nos mais importantes acontecimentos históricos ocorridos no Pará.

Endereço:
R. Carneiro da Rocha, s/n, 66020-160 (Mangal das Garças)


Funcionamento: terça a domingo (9h às 17h)