Museu do Círio

O Museu do Círio foi criado pelo Governo do Estado do Pará em 09 de outubro de 1986, idealizado pelo jornalista e escritor Carlos Roque. Teve como primeira sede o subsolo da Basílica de Nazaré. Foi transferido e reinaugurado em dezembro de 2002, passando a realizar suas atividades no Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha.

Possuindo um rico acervo museológico e arquivístico, o Museu do Círio retrata e produz conhecimento acerca da história da devoção popular em torno da celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio é considerado a maior manifestação religiosa do Estado do Pará e uma das maiores do Brasil e do mundo, sendo celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará. A celebração é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro pelo IPHAN desde 2004.

O acervo contempla sua realidade histórica, cultural e artística através de aproximadamente 2.000 peças, divididas em 11 coleções, que vão desde arte sacra do século XIX até a arte popular em objetos de miriti, destacando-se o numeroso acervo escultórico de ex-votos, entre outros itens que testemunham o Círio das origens até a contemporaneidade.

Endereço:
R. Padre Champagnat, s/n - Cidade Velha, 66020-310


Funcionamento: terça a domingo (9h às 17h)