Memorial Faciola

O Memorial, localizado em um imóvel construído para fins residenciais no final do século XIX, surge com a inauguração do Centro Cultural Palacete Faciola em 2022. O Palacete Faciola tornou-se mais conhecido na sociedade pelo nome do ilustre morador Antonio Faciola, que residiu no local até 1936. Após um minucioso trabalho de recuperação e restauração iniciado em 2008, o Palacete hoje abriga não apenas o Memorial, mas também a sede do Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (DPHAC ) no andar superior.
Esta obra de restauro traz de volta ao convívio da sociedade paraense um prédio que carrega em suas paredes, pisos e elementos decorativos a história do "Ciclo da Borracha". Desde a adaptação às exigências do código de posturas do final do século até o modo de vida de uma sociedade próspera e austera, detentora de poder e prestígio, que experimentava uma cidade com intensa atividade cultural no final do século XIX.
A localização do prédio, na antiga estrada de Nazareth ( hoje Avenida Nazaré) e próxima ao Teatro da Paz, registra um momento crucial no desenvolvimento urbano, quando surge o interesse por construções residenciais que fogem do padrão das antigas rocinhas comuns ao longo dessa estrada. A referência encontrada deste imóvel nos álbuns de governo, como os de Paes de Carvalho em 1899 e Augusto Montenegro em 1908, indica uma construção nos arredores da cidade, sugerindo a apropriação dessa área para uma nova forma de moradia da burguesia.
O Memorial oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar esse estilo de vida por meio de uma ambientação composta por 42 itens, incluindo mobiliário, peças decorativas em metal, louça e vidro, além de pinturas e fotografias provenientes dos acervos do Palácio Lauro Sodré - Museu do Estado do Pará (MEP), do Museu de Arte Sacra (MAS), do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (COJAN) e acervo da Casa Civil do Governo do Estado.
A visitação permite aos visitantes entrar em contato com a história dos proprietários e com as transformações arquitetônicas do prédio, culminando no momento do restauro, que revela os elementos arquitetônicos, construtivos e decorativos que justificam o título de Palacete.

Endereço: Av. Nª Sra. de Nazaré, 138 - Nazaré, Belém - PA, 66040-170

Funcionamento: terça a domingo (9h às 16h)