Memorial do Porto e Arqueologia

Localizado no Complexo Estação das Docas, o Memorial do Porto de Belém possui uma mostra de longa duração intitulada Memória do Porto de Belém. A exposição apresenta a história do cais do porto e sua intrínseca relação com a dinâmica econômica da cidade. Os painéis expositivos mostram as transformações dessa área portuária desde os idos do século XVII até o XX. Além da evolução do porto, os armazéns apresentam um rico registro de iconografias da cidade de Belém. Por fim, há no espaço expositivo objetos ligados às atividades portuárias – cartas náuticas, diários, bússolas, telégrafo de manobra – e uma mostra de cultura material arqueológica – louças, fragmentos de construção, artilharia – proveniente das escavações feitas durante a restauração do complexo, que desvelaram as ruínas do Forte São Pedro Nolasco. A mostra é composta de aproximadamente 150 peças arqueológicas, que incluem material bélico, fragmentos cerâmicos, louças e materiais construtivos da fortificação.

Endereço:
Av. Mal. Hermes, s/n, 66010-080 (Estação das Docas)

Funcionamento: Segunda a Domingo 10 h a 0h