Museu do Estado do Pará

Coleções

As coleções museológicas do Museu do Estado do Pará reúnem objetos que acompanharam a trajetória histórica de Belém e do Pará e que indiciam parte da dinâmica e/ou processo da História do Brasil e da Amazônia. Inicialmente, o MEP teve seu acervo formado prioritariamente por doações individuais e institucionais. Quando a sede do MEP foi transferida para o Palácio Lauro Sodré parte dos bens, como telas, esculturas e mobiliários de época provenientes das residências oficiais do Estado foram incorporados ao museu.
A organização e inventário das coleções foi realizado pela Coordenação de Documentação e Pesquisa e estão organizadas por tipologia, baseada no esquema classificatório proposto pelo Thesaurus para Acervos Museológicos, sendo identificadas pela sua procedência, conforme segue:

Motoki
A coleção Motoki se configura como uma das primeiras coleções adquiridas pelo Governo do Estado, por meio de doação em 1986. Sua procedência é oriunda de atividades de demolição de edificações existentes na malha urbana da Belém, nas décadas de 1960/70, realizadas por Kenichiro Motoki, um imigrante japonês que se estabeleceu na cidade. Possui uma tipologia variada de acervo tais como arquivístico, bibliográfico e museológico, sendo este último em maior prevalência.

Lauro Sodré
A Coleção é formada, além de outros bens, por aproximadamente 100 retratos, representando militares, religiosos, capitães-gerais, governadores, presidentes, imperadores e desconhecidos, na técnica de pintura à óleo, bem como telas encomendadas pelo Governo do Estado do Pará e, ainda, o acervo de objeto de interior, como mobiliário e objetos de decoração das residências oficiais.

Célia Bassalo
Esta coleção é composta por utensílios de toucador, utensílios de cozinha, objetos de decoração e outros, provenientes do acervo pessoal de Célia Bassalo uma das grandes colecionadoras de acervo art nouveau na cidade de Belém.