Museu do Estado do Pará

Coleções

As coleções museológicas do Museu do Estado do Pará reúnem objetos que acompanharam a trajetória histórica de Belém e do Pará e que indiciam parte da dinâmica e/ou processo da História do Brasil e da Amazônia. Inicialmente, o MEP teve seu acervo formado prioritariamente por doações individuais e institucionais. Quando a sede do MEP foi transferida para o Palácio Lauro Sodré parte dos bens, como telas, esculturas e mobiliários de época provenientes das residências oficiais do Estado foram incorporados ao museu.
A organização e inventário das coleções foi realizado pela Coordenação de Documentação e Pesquisa e estão organizadas por tipologia, baseada no esquema classificatório proposto pelo Thesaurus para Acervos Museológicos, sendo identificadas pela sua procedência, conforme segue:

Motoki
A coleção Motoki se configura como uma das primeiras coleções adquiridas pelo Governo do Estado, por meio de doação em 1986. Sua procedência é oriunda de atividades de demolição de edificações existentes na malha urbana da Belém, nas décadas de 1960/70, realizadas por Kenichiro Motoki, um imigrante japonês que se estabeleceu na cidade. Possui uma tipologia variada de acervo tais como arquivístico, bibliográfico e museológico, sendo este último em maior prevalência.

Lauro Sodré
A Coleção é formada, além de outros bens, por aproximadamente 100 retratos, representando militares, religiosos, capitães-gerais, governadores, presidentes, imperadores e desconhecidos, na técnica de pintura à óleo, bem como telas encomendadas pelo Governo do Estado do Pará e, ainda, o acervo de objeto de interior, como mobiliário e objetos de decoração das residências oficiais.

Célia Bassalo
Esta coleção é composta por utensílios de toucador, utensílios de cozinha, objetos de decoração e outros, provenientes do acervo pessoal de Célia Bassalo uma das grandes colecionadoras de acervo art nouveau na cidade de Belém.

Fotografia de uma escultura em bronze de uma mulher tocando violino, intitulada 'A Violinista', criada pelo escultor Alfred Boucher. A figura apresenta detalhes realistas, com expressão serena e concentração no ato de tocar. Ela segura o arco com a mão direita enquanto mantém o violino apoiado no ombro esquerdo. A mulher veste um traje simples e seu cabelo está preso para trás. A escultura transmite um momento de serenidade e dedicação à música.

A violinista 
Alfred Boucher
Bronze/fundição
Coleção Lauro Sodré

Fotografia de um conjunto de licor fabricado em prata e composto por sete pequenos cálices dispostos sobre uma bandeja decorada. A bandeja possui bordas ornamentadas com detalhes curvilíneos e um acabamento refinado em estilo art noveau. Os cálices apresentam uma decoração sutil gravada em suas superfícies. A peça maior, no canto direito da bandeja, difere levemente em tamanho, sugerindo um cálice de destaque ou para servir.

Bandeja com bordas vazadas com entrelace de fitas e frutas e conjunto de copos para licor

Sem autoria

Metal/fundição

Coleção Lauro Sodré

A imagem mostra uma caixa decorativa em metal com detalhes em relevo, em estilo art noveau. Na tampa da caixa, há uma figura de uma mulher de cabelos longos segurando um espelho, acompanhada por um cupido que segura um colar de pérolas. A caixa possui pés ornamentados que se assemelham a patas de animais. Possui decoração com fitas e flores arrematando a fechadura, sem chave.

Porta jóias com figura figura feminina, espelho e cupido

Sem autoria

Metal/vidro/fundição

Coleção Lauro Sodré

A pintura retrata uma cena de trabalho manual em uma floresta. Três homens estão envolvidos em atividades de corte de madeira. Dois deles estão de pé, um segurando um machado e o outro uma ferramenta de corte, enquanto um terceiro homem está sentado em um tronco ao fundo, fumando. No chão, há lascas de madeira espalhadas e alguns objetos, como garrafas e uma panela. A floresta ao fundo é densa, com árvores altas e vegetação abundante. A tela possui uma moldura ornamentada com padrão fitomórfico

A imagem mostra três azulejos decorados dispostos em linha, formando um padrão contínuo. Os azulejos têm um fundo branco com desenhos circulares em amarelo e marrom. No centro de cada círculo há uma forma que lembra uma cruz ou flor estilizada em amarelo, cercada por um anel marrom. Entre os círculos, há pequenos losangos amarelos formando um padrão repetitivo e simétricoFotografia de um azulejo em faiança com elementos decorativos em padronagem floral estilizada pintada a mão. O centro do azulejo possui um desenho simétrico de uma flor com pétalas brancas e detalhes em azul claro, delineadas em preto. No centro da flor, há um círculo amarelo cercado por um desenho em preto, que lembra uma estrela. Nos cantos do azulejo, há formas em vermelho e branco, também delineadas em preto, que parecem ser flores ou elementos decorativos complementares. O azulejo apresenta uma pequena lasca no canto inferior esquerdo, revelando sinais de desgaste