Museu do Círio

PARTICIPAÇÃO NO “PREAMAR DA FÉ” DA SECULT-PA (2020)

O Cortejo Preamar da Fé - SECULT tem inspiração nos grandes cortejos do Círio de Nazaré em Belém, Pará. Festa que celebra nossa identidade, nossas famílias e nossa arte e que nunca deixam de acontecer em nossos corações. Cortejos que mobilizam o espírito do povo, que saem de seu cotidiano e mergulham no universo lúdico e sagrado das festas populares e devoções centenárias do Pará.

A imagem dos cortejos remete às comitivas que seguem uma pessoa de importância social na comunidade ou grupo de pessoas de “qualidade especial”. Os cortejos, podem se apresentar como procissões (palavra proveniente de procedere, "para ir adiante", "avançar", "caminhar") e que frequentemente, segundo a crença, tornaria as pessoas e os locais abençoados. Assim, o cortejo, belo, alegre e afetuoso do “Preamar da Fé” em cada uma de suas Estações nos convida a irmos adiante, olharmos para frente, para o futuro com esperança, nos lembrando de nossas origens, de nossa fé e da beleza da arte e cultura em nossas comunidades.