Museu do Círio

EXPOSIÇÃO CÍRIO - ACHADO, TRAJETÓRIA E DEVOÇÃO (2019)

Por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-Pa), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), realizou a mostra “Círio: achado, trajetória e devoção” tem como referencial um fato histórico do Círio: o encontro da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, às margens Igarapé Murutucu, pelo caboclo Plácido. Esse fato deu origem ao Círio de Nazaré e à devoção dos paraenses à imagem da Virgem Maria.

A exposição tem a curadoria do artista plástico Emanuel Franco, diretor do Museu de Arte Sacra (MAS), que utilizou artefatos do acervo do Museu do Círio. A instalação conta com 10 barcos, 10 casas e uma réplica da Basílica de Nazaré, todas produzidas em miriti. A exposição rememora o “achado” e a narrativa visual do cortejo do Círio e de seus componentes simbólicos, como o carro dos milagres, romeiros, promesseiros, ex-votos, cordas, brinquedos de miriti, Basílica, entre outros.