O acervo da Casa das Onze Janelas: salvaguarda e fomento das artes plásticas na Região Norte
A partir dos anos 90 do século XX o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, elencou como função social preponderante a salvaguarda de importantes acervos que dizem respeito à memória, à cultura e à História do nosso Estado. Neste contexto, bens móveis, imóveis e integrados foram musealizados permitindo sua difusão e valorização para uma cena social mais ampliada. Entre os anos de 1998 e 2002, com criação do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM/SECULT), os museus já existentes na estrutura da SECULT e os recém inaugurados pelo Projeto “Feliz Lusitânia”, passaram a ter tutela de uma tipologia variada de obras e coleções. Nas últimas duas décadas o SIM/SECULT vem continuamente realizando o tratamento técnico, a pesquisa e a difusão de seus acervos, por meio de mostras, exposições e publicações de catálogos.
Neste sentido, o texto ora em tela contextualiza o acervo do Espaço Cultural “Casa das Onze Janelas”, fazendo uma incursão na trajetória da formação de suas coleções, além de apresentar dados sobre as aquisições mais recentes. A consolidação e o aprimoramento do tratamento técnico das coleções por meio da gestão sistêmica dos museus ligados à Secretaria de Estado de Cultura, dentre os quais se incluí as “Onze Janelas”, têm subsidiado a salvaguarda e a comunicação de um afortunado acervo. Tais procedimentos favoreceram o acesso de pesquisadores, estudantes e público em geral às coleções. Este avanço é, igualmente, resultante do esforço de gestores, pesquisadores e técnicos envolvidos com o firme compromisso de preservação e valorização da identidade cultural do estado do Pará.
A Casa das Onze Janelas – museu de arte moderna, contemporânea e fotografia – possuí aproximadamente 20 coleções de procedências diversas, além de obras avulsas, tais como doação, transferência e compra. Além das coleções, o museu possui acervos oriundos de aquisições por compra ou premiações. Desde a sua inauguração em 2002 até os dias atuais, o patrimônio artístico e cultural do museu cresceu consideravelmente, o que demostra a consolidação, a continuidade e a credibilidade do trabalho realizado ao longo dessas duas décadas, pelo SIM/SECULT. Trabalho que diz respeito diretamente à função social de um museu na contemporaneidade.
São obras representativas do cenário das artes plásticas no Brasil desde o período do Modernismo até os dias atuais. Em consonância com os dados pesquisados nos documentos institucionais do SIM/SECULT, bem como com as informações disponíveis em publicações anteriores, a primeira Coleção que passou para a tutela da Casa das Onze Janelas foi a Coleção FUNARTE – transferida para a SECULT-PA em 1999, fruto de um acordo com a própria Fundação Nacional de Arte. A referida coleção permite uma incursão por mais de quatro décadas na produção artística no Brasil, por meio das mais de duzentas obras existente na coleção. A formação da coleção é resultante dos Salões Nacionais de Arte e abarca, cronologicamente, as décadas de 50, 70, 80 e 90 do século XX.
Além da Coleção FUNARTE, foram incorporadas ao acervo da Casa das Onze outras coleções de artes visuais, tais como a de Fotografia Contemporânea Paraense, a qual inaugurou a Sala Gratuliano Bibas, em 2002. A constituição desta coleção foi representativa do trabalho de pesquisa e aquisição de mais de 100 obras de fotógrafos renomados e expoentes da fotografia produzida no Pará, entre os anos 1980 e 1990. Na impossibilidade de um texto de apresentação esmiuçar tamanho acervo, vale ainda destacar a aquisição da Coleção Fayga Ostrower – composta por obras de artes visuais ( gravura e matrizes) e publicações – ocorrida no ano de 2020 que enriqueceu ainda mais o patrimônio museal do Governo do Pará. Por fim, é importante listar as coleções que, paulatinamente, foram sendo incorporadas ao acervo das Onze Janelas e que têm processos contínuos de tratamento técnico pelas coordenações do Programa de Salvaguarda do SIM/SECULT:
COLEÇÃO FUNARTE
FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA (80/90)
COLEÇÃO FOTONORTE
CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA
COLEÇÃO HAROLDO MARANHÃO
COLEÇÃO GALERIA THEODORO BRAGA
COLEÇÃO MARCANTONIO VILAÇA
COLEÇÃO SALÃO PARAENSE DE ARTE CONTEMPORÂNEA (SPAC)
COLEÇÃO BANCO CENTRAL
COLEÇÃO HETERODOXIA
COLEÇÃO GRAVURAS NO PARÁ (MINC PETROBRAS)
COLEÇÃO GALERIA ÂNGELUS
COLEÇÃO SALÃO ARTE PARÁ (FUNDO Z)
COLEÇÃO BOZANO
COLEÇÃO PRÊMIO DIÁRIO CONTEMPORÂNEO
COLEÇÃO FERNANDO LINDOTE
FAYGA OSTROWER
No que tange ao processo de salvaguarda é de fundamental importância assegurar a documentação e a pesquisa em relação ao acervo do museu, garantindo a preservação, a ampliação e a difusão de bens que são, em sua maioria, únicos. Em suma, o trabalho aqui realizado reafirma a missão do Sistema Integrado de Museus e Memoriais e dos demais museus ligados a Secretaria de Estado de Cultura que é a de “Coordenar, fomentar e implementar as políticas museológicas nos espaços de preservação da memória, de forma integrada, democrática, participativa e inclusiva, contribuindo com o desenvolvimento sócio-cultural e a valorização das entidades culturais do Estado do Pará.”.