Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Coleções


O acervo da Casa das Onze Janelas: salvaguarda e fomento das artes plásticas na Região Norte

A partir dos anos 90 do século XX o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, elencou como função social preponderante a salvaguarda de importantes acervos que dizem respeito à memória, à cultura e à História do nosso Estado. Neste contexto, bens móveis, imóveis e integrados foram musealizados permitindo sua difusão e valorização para uma cena social mais ampliada. Entre os anos de 1998 e 2002, com criação do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM/SECULT), os museus já existentes na estrutura da SECULT e os recém inaugurados pelo Projeto “Feliz Lusitânia”, passaram a ter tutela de uma tipologia variada de obras e coleções. Nas últimas duas décadas o SIM/SECULT vem continuamente realizando o tratamento técnico, a pesquisa e a difusão de seus acervos, por meio de mostras, exposições e publicações de catálogos.

Neste sentido, o texto ora em tela contextualiza o acervo do Espaço Cultural “Casa das Onze Janelas”, fazendo uma incursão na trajetória da formação de suas coleções, além de apresentar dados sobre as aquisições mais recentes. A consolidação e o aprimoramento do tratamento técnico das coleções por meio da gestão sistêmica dos museus ligados à Secretaria de Estado de Cultura, dentre os quais se incluí as “Onze Janelas”, têm subsidiado a salvaguarda e a comunicação de um afortunado acervo. Tais procedimentos favoreceram o acesso de pesquisadores, estudantes e público em geral às coleções. Este avanço é, igualmente, resultante do esforço de gestores, pesquisadores e técnicos envolvidos com o firme compromisso de preservação e valorização da identidade cultural do estado do Pará.

A Casa das Onze Janelas – museu de arte moderna, contemporânea e fotografia – possuí aproximadamente 20 coleções de procedências diversas, além de obras avulsas, tais como doação, transferência e compra. Além das coleções, o museu possui acervos oriundos de aquisições por compra ou premiações. Desde a sua inauguração em 2002 até os dias atuais, o patrimônio artístico e cultural do museu cresceu consideravelmente, o que demostra a consolidação, a continuidade e a credibilidade do trabalho realizado ao longo dessas duas décadas, pelo SIM/SECULT. Trabalho que diz respeito diretamente à função social de um museu na contemporaneidade.

São obras representativas do cenário das artes plásticas no Brasil desde o período do Modernismo até os dias atuais. Em consonância com os dados pesquisados nos documentos institucionais do SIM/SECULT, bem como com as informações disponíveis em publicações anteriores, a primeira Coleção que passou para a tutela da Casa das Onze Janelas foi a Coleção FUNARTE – transferida para a SECULT-PA em 1999, fruto de um acordo com a própria Fundação Nacional de Arte. A referida coleção permite uma incursão por mais de quatro décadas na produção artística no Brasil, por meio das mais de duzentas obras existente na coleção. A formação da coleção é resultante dos Salões Nacionais de Arte e abarca, cronologicamente, as décadas de 50, 70, 80 e 90 do século XX.

Além da Coleção FUNARTE, foram incorporadas ao acervo da Casa das Onze outras coleções de artes visuais, tais como a de Fotografia Contemporânea Paraense, a qual inaugurou a Sala Gratuliano Bibas, em 2002. A constituição desta coleção foi representativa do trabalho de pesquisa e aquisição de mais de 100 obras de fotógrafos renomados e expoentes da fotografia produzida no Pará, entre os anos 1980 e 1990. Na impossibilidade de um texto de apresentação esmiuçar tamanho acervo, vale ainda destacar a aquisição da Coleção Fayga Ostrower – composta por obras de artes visuais ( gravura e matrizes) e publicações – ocorrida no ano de 2020 que enriqueceu ainda mais o patrimônio museal do Governo do Pará. Por fim, é importante listar as coleções que, paulatinamente, foram sendo incorporadas ao acervo das Onze Janelas e que têm processos contínuos de tratamento técnico pelas coordenações do Programa de Salvaguarda do SIM/SECULT:

  • COLEÇÃO FUNARTE

  • FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA (80/90)

  • COLEÇÃO FOTONORTE

  • CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA

  • COLEÇÃO HAROLDO MARANHÃO

  • COLEÇÃO GALERIA THEODORO BRAGA

  • COLEÇÃO MARCANTONIO VILAÇA

  • COLEÇÃO SALÃO PARAENSE DE ARTE CONTEMPORÂNEA (SPAC)

  • COLEÇÃO BANCO CENTRAL

  • COLEÇÃO HETERODOXIA

  • COLEÇÃO GRAVURAS NO PARÁ (MINC PETROBRAS)

  • COLEÇÃO GALERIA ÂNGELUS

  • COLEÇÃO SALÃO ARTE PARÁ (FUNDO Z)

  • COLEÇÃO BOZANO

  • COLEÇÃO PRÊMIO DIÁRIO CONTEMPORÂNEO

  • COLEÇÃO FERNANDO LINDOTE

  • FAYGA OSTROWER

No que tange ao processo de salvaguarda é de fundamental importância assegurar a documentação e a pesquisa em relação ao acervo do museu, garantindo a preservação, a ampliação e a difusão de bens que são, em sua maioria, únicos. Em suma, o trabalho aqui realizado reafirma a missão do Sistema Integrado de Museus e Memoriais e dos demais museus ligados a Secretaria de Estado de Cultura que é a de “Coordenar, fomentar e implementar as políticas museológicas nos espaços de preservação da memória, de forma integrada, democrática, participativa e inclusiva, contribuindo com o desenvolvimento sócio-cultural e a valorização das entidades culturais do Estado do Pará.”.