Museu do Círio

Exposição Virtual: Abaeté - Paisagens Virtuais

Abaetetuba situa-se na região nordeste do Estado do Pará. Originalmente o nome do Município foi ABAETÉ, que na língua tupi significa “homem verdadeiro”, que surge através da junção dos termos UBÁ (homem) e ETÉ (verdadeiro). Posteriormente em 1943, acrescentado o sufixo tuba, oriundo do Tupi TYBA (ajuntamento). Assim, o município de Abatetuba, rico em recursos naturais, em cultura e história, em patrimônio material e imaterial do fazer do artesanato em miriti, significa “ajuntamento dos homens verdadeiros”.

A Exposição “ABAETÉ: PAISAGENS VIRTUAIS”, apresenta o trabalho fotográfico-etnográfico do artista VALÉRIO SILVEIRA de registro de imagens junto às famílias de artesãos e artesãs do miriti, no Município de Abaetetuba, ou Abaeté, como é carinhosamente chamado por seus moradores. Apresentando paisagens como espaços vividos, experimentados, sensoriais e simbólicos, VALÉRIO SILVEIRA nos proporciona um estudo sobre a paisagem de Abaetetuba considerando o saber-fazer de artesãs e artesãos, o meio natural, e mesmo o espaço doméstico das casas-oficinas.

O termo virtual indica algo que existe como potência, nem sempre real. Toda paisagem descrita é apenas em certo sentido potência, virtualidade está sempre aquém e além do “real”.

Também virtual é a experiência desta exposição que híbrida, terá apresentação tanto no meio eletrônico do Site de Museus do SIMM (museus.pa.gov.br), quanto na mostra de 14 imagens selecionadas e expostas no Museu do Círio, em celebração do 17 de agosto, dia nacional do patrimônio.

Pesquisa e Curadoria
Anselmo Paes – Direção Museu do Círio-SIMM-SECULT-PA