Sala 2 - MIRITI COMENTADO (2021)
“O miriti – uma palmeira dadivosa – é parte do fluir de energias, quando o humano se faz mais humano a todo momento, em que labuta sobre a matéria leve do seu corpo vegetal, produzindo formas a partir do gesto técnico que reúne a memória e a liberdade criativa da pessoa, ao mesmo tempo que a torna indissociável dos ambientes”.
“A beira, a lama, os miritizais, o rio, as ilhas... o barco singrando ao longe... configuram AS PAISAGENS COMO EXPRESSÕES DO SER”.
(SILVEIRA, Flavio. Miriti das águas, SECULT-PA, 2012) (Grifo nosso).
A “PAISAGEM RIBEIRINHA” (coleção de brinquedos populares – MC [escultura em miriti - mauritia flexuosa], 2012) do artesão Nildo de Abaetetuba nos apresenta o microcosmos de uma paisagem vivida, experimentada, imaginada, desejada. Nela tudo se encontra:
O artista do miriti imprime todas as formas possíveis e imaginadas ao miriti que assume as formas do cotidiano dos moradores da região de Abaetetuba e suas ilhas, sendo que os artefatos traduzem um olhar sobre Amazônia. A técnica corre em fluxo ao lado da memória, da imaginação, do encontro do desejo e da esperança. As mãos de artista são mãos de homens, mulheres, velhos e crianças do passado e do futuro e segue a força da matéria e do espírito de uma paisagem cheias de tesouros do dia-a-dia.
Projeto Miriti Comentado – Exposição Abaeté: paisagens virtuais
Curadoria
Anselmo Paes – Museu do Círio
Nando Lima – Coord. Curadoria e Montagem
Pesquisa
Anselmo Paes – Museu do Círio
Maria do Ceo – Museu do Círio
Registro fotográfico
Nando Lima – Coord. Curadoria e Montagem