Museu do Círio

Exposição Virtual: Abaeté - Paisagem Ribeirinha

Sala 2 - MIRITI COMENTADO (2021)

“O miriti – uma palmeira dadivosa – é parte do fluir de energias, quando o humano se faz mais humano a todo momento, em que labuta sobre a matéria leve do seu corpo vegetal, produzindo formas a partir do gesto técnico que reúne a memória e a liberdade criativa da pessoa, ao mesmo tempo que a torna indissociável dos ambientes”.

“A beira, a lama, os miritizais, o rio, as ilhas... o barco singrando ao longe... configuram AS PAISAGENS COMO EXPRESSÕES DO SER”.

(SILVEIRA, Flavio. Miriti das águas, SECULT-PA, 2012) (Grifo nosso).

A “PAISAGEM RIBEIRINHA” (coleção de brinquedos populares – MC [escultura em miriti - mauritia flexuosa], 2012) do artesão Nildo de Abaetetuba nos apresenta o microcosmos de uma paisagem vivida, experimentada, imaginada, desejada. Nela tudo se encontra:

• o ritmo das águas da várzea amazônica, desenhada nas margens e no trapiche flutuante marcados da paisagem esculpida;

• a flora, a fauna (de céus ao rio), de araras e tucanos coloridos, de macacos brincalhões, de garças e botos namoradeiros,

• a vida do canoeiro e sua técnica,

• do peconheiro, seu instrumento a peconha firme nos pés em busca do açaí,

• açaí (Euterpe oleracea), alimento de todo dia, sustento do povo do Pará

• do cuidado com o matapi após a captura do camarão,

• a rede de dormir sob as bênçãos de Nossa senhora de Nazaré, lugar de tomar açaí na Cuia

• de açaí amassado na peneira, técnica artesanal de preparo que colore as mãos

• da retrete próxima à casa

O artista do miriti imprime todas as formas possíveis e imaginadas ao miriti que assume as formas do cotidiano dos moradores da região de Abaetetuba e suas ilhas, sendo que os artefatos traduzem um olhar sobre Amazônia. A técnica corre em fluxo ao lado da memória, da imaginação, do encontro do desejo e da esperança. As mãos de artista são mãos de homens, mulheres, velhos e crianças do passado e do futuro e segue a força da matéria e do espírito de uma paisagem cheias de tesouros do dia-a-dia.

Projeto Miriti Comentado – Exposição Abaeté: paisagens virtuais

Curadoria