Museu do Círio

Exposição Virtual: Procissão de Cartazes

Procissão em Cartazes - A Coleção de Cartazes do Museu do Círio em 3 Séculos (XIX, XX, XII)

A coleção de cartazes do Museu do Círio conta com acervo museológico formado pelos chamados “cartazes do Círio”. São peças documentais e publicitárias que trazem a indicação da festa do Círio de Nossa senhora de Nazaré em Belém do Pará, assim como de outras cidades do interior do Estado e mesmo fora deste.

Os cartazes já fazem parte da grande festa devocional para Nossa Senhora e a cada ano cria-se uma expectativa com relação aos mesmos. Eles por sinal, são distribuídos às pessoas e empresas que os fixam nas portas das casas e lojas.

Para a exposição foram selecionados 15 cartazes do Círio de Nossa Senhora de Nazaré da cidade de Belém, entre os séculos XIX ao XXI. O objetivo da exposição é mostrar grande variedade de análises que se pode fazer, tanto no aspecto da origem do cartaz, quanto em sua linguagem política, estética e simbólica.

Curadoria

Anselmo Paes – Direção do Museu do Círio
Leonardo Torii – Direção do Arquivo Público do Pará
Nando Lima – Coordenação de Curadoria e Montagem do SIMM-SECULT-PA

Cartaz do Século XIX - O Cartaz de 1878

O mais antigo cartaz no acervo do Museu do Círio é o de 1878. Ele foi adquirido em 2015 e apresentado pela primeira vez no Museu do Círio na exposição “Fé em Cartaz”, e mais recentemente no “Preamar da Fé 2020” na exposição “sala dos Milagres”, realizada na capela do MEP (Museu do Estado do Pará).

Este exemplar apresenta a imagem de Nossa Senhora de Nazaré centralizada e emoldurada por anjos e símbolos da fé como a representação dos milagres como o de Dom Fuaz Roupinho e o milagre do salvamento dos náufragos do brigue São João batista, referências ao início da devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Além da imagem da antiga ermida de Nazaré.

Cartazes do Século XX - Sobre a coleção de cartazes do Museu do Círio

Em uma “sociedade da imagem”, marcada pela fotografia, jornal, cinema, televisão, pensar e analisar o papel dos cartazes e pôsteres na paisagem urbana, enquanto produto estético e comunicacional, é essencial. A intenção desta exposição é apresentar e divulgar esta coleção de cartazes de maneira a permitir não só apreciação da sua beleza estética, mas como parte integrante da construção do imaginário e ritualidade da festa do Círio em Belém e interior e percurso de suas apropriações e padronizações, assim como sua influência.

O cartaz é forma de apresentação de imagens produzidos em série, impressos por processos gráficos, na maior parte das vezes, com suporte de papel, que transmitem uma informação de caráter temporário.

A coleção de cartazes do Museu do Círio conta com acervo museológico formado pelos chamados “cartazes do Círio”, peças documentais e publicitárias que trazem a indicação da festa do Círio de Nossa senhora de Nazaré em Belém do Pará, assim como outras cidades do interior do Estado e mesmo fora deste.

Esta coleção apresenta como característica a sua variedade tanto no aspecto da origem do cartaz, quanto em sua linguagem política, estética e simbólica, representando o esforço do Museu do Círio em registrar e coletar estes documentos gráficos, mas também sua proposição de os entender “para além do museu” considerando sua trajetória como artefato e sua perspectiva como instrumento de informação, assim como objeto devocional dentro das perspectivas do estatuto da imagem do sagrado no catolicismo popular, dimensões da experiência comunicacional que se sobrepõem e complementam.

Cartazes do Século XXI - O Cartaz do Círio

O Círio de Nazaré é uma das mais belas e maiores procissões católicas do Brasil e do mundo. Em setembro de 2004 foi registrada pelo IPHAN (instituto do Patrimônio Histórico e Cultural) como patrimônio cultural imaterial do Brasil, sendo o primeiro nesta categoria e marcando uma importante releitura do que é patrimônio e das políticas de preservação e valorização da diversidade cultural brasileira.

Procissão que acontece todo 2º domingo de outubro na Cidade de Belém, mas que também se reproduz em datas variadas por todo o território paraense, assim como em outros estados movidos pela devoção, e saudades, de paraenses e descendentes.

O cartaz serve tanto como instrumento de evangelização e divulgação da Festa, quanto de marcação identitária da devoção à Santa.

Em 1986, o Padre Luciano Alfredo Brambilla (1926 a 2016) inicia um novo evento à numerosa agenda do Círio, os cartazes são oficialmente apresentados compondo o material evangelizador do Círio para distribuição em toda Belém. Os cartazes apresentam registros que remontam ao séc. XIX em sua maioria não havendo, porém maiores registros de sua presença em períodos anteriores.

Sua iconografia na atualidade passa a estar mais formalizada e padronizada estando a cargo de empresa de Marketing que oferta o serviço voluntário de sua produção, porém a coleção do Museu do Círio inclui peças anteriores a este período que se destacam pela variedade de temas e abordagens, assim como de seu produtor que pode ser um dos grandes jornais da cidade, uma instituição pública ou mesmo uma grande rede de comércio.