O Cortejo Preamar da Fé - SECULT tem inspiração nos grandes cortejos do Círio de Nazaré em Belém, Pará. Festa que celebra nossa identidade, nossas famílias e nossa arte e que nunca deixam de acontecer em nossos corações. Cortejos que mobilizam o espírito do povo, que saem de seu cotidiano e mergulham no universo lúdico e sagrado das festas populares e devoções centenárias do Pará.
A imagem dos cortejos remete às comitivas que seguem uma pessoa de importância social na comunidade ou grupo de pessoas de “qualidade especial”. Os cortejos, podem se apresentar como procissões (palavra proveniente de procedere, "para ir adiante", "avançar", "caminhar") e que frequentemente, segundo a crença, tornaria as pessoas e os locais abençoados. Assim, o cortejo, belo, alegre e afetuoso do “Preamar da Fé” em cada uma de suas Estações nos convida a irmos adiante, olharmos para frente, para o futuro com esperança, nos lembrando de nossas origens, de nossa fé e da beleza da arte e cultura em nossas comunidades.
Programação 2022
Não há religião sem festa, nem festa sem comida de festa. A alimentação não é apenas algo restrito à necessidade física, mas o reconhecimento de que é um ato de socialização entre os diversos segmentos e setores da sociedade. Relação entre práticas alimentares com as invenções de tradições e a construção de um sentimento de pertencimento a um determinado lugar na sociedade, pois da mesma forma que a língua materna marca nossa relação afetiva com o país, o alimento marca nosso paladar.
Este evento que já acontece desde 2015 no espaço do Museu do Círio (antes sob a denominação “almoço do Círio”), relacionada à comensalidade tradicional do almoço do Círio e um de seus pratos emblemáticos: a maniçoba. Tudo começa com a mandioca, que nas mãos habilidosas dos povos originários da Amazônia, mãos índias que produziram farinha, tucupi, mania, entre outros tesouros; assim, vem à maniçoba, Rainha do almoço do Círio. Na oportunidade há a apresentação dos ingredientes da maniçoba, ação educativa sobre os mesmos e sobre o prato.
Em 2022, o MEP acolheu o projeto no pátio interno.