Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, terá a oficina de capacitação ’Acessibilidade em Museus’Foto: Bruno Cecim/ Ag. ParáA Secretaria de Estado de Cultura (Secult) abrirá, na próxima segunda-feira (23), a 18ª edição da Primavera dos Museus, ação cultural promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano celebra o tema "Museus, acessibilidade e inclusão". A programação contempla exposições, oficinas e visitas monitoradas, integralmente gratuitas.
O objetivo é ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos e promover reflexão sobre como os museus podem se tornar mais acessíveis a todos os públicos. “A 18ª Primavera dos Museus traz um tema indutor, que é um desafio aos museus de uma maneira geral, em como torná-los acessíveis, independente das condições físicas ou cognitivas da pessoa que adentra os museus e procura acessar os conteúdos e seus acervos", informa Armando Sobral, diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), da Secult.
Acervo do Museu de Arte SacraFoto: Rodrigo Pinheiro/ Ag. paráA edição deste ano contará com uma expansão da experiência sensorial oferecida na Sala dos Sentidos, implantada no Museu de Arte Sacra (na Igreja de Santo Alexandre), e será exibida no Museu do Estado do Pará (MEP) com a exposição “Sala dos sentidos, patrimônio e acessibilidade”, de 24 a 29 de setembro. “A experiência com a Sala dos Sentidos terá dispositivos que possam ser manuseados por cegos ou pessoas com baixa visão, para que a gente possa traçar novas estratégias para tornar os nossos museus cada vez mais acessíveis, democráticos e inclusivos", detalha Armando Sobral.
Foto: Bruno Cecim/Ag. CecimOficina - No Museu do Marajó, no município de Cachoeira do Arari, será realizada a oficina de capacitação “Acessibilidade em Museus”, na segunda-feira (23), das 9h às 12h. A oficina será ministrada por Alessandro Silva, com base no “Guia de Acessibilidade, Inclusão e Protagonismo da Pessoa com Deficiência e do Migrante”, lançado pela Secult.
Já na quinta-feira (25), das 9h às 13h, ocorrerá a ação “Museu do Marajó vai à Escola”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Delgado Leão. A mostra reúne réplicas arqueológicas em cerâmica, para uma experiência envolvendo pessoas cegas ou com baixa visão. Os alunos também poderão assistir à palestra "História Indígena Marajoara", a partir do acervo do Museu. A aula será ministrada pelo historiador Eli Haroldo dos Santos Gemaque.
Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santo Alexandre, centro histórico de BelémFoto: Rodrigo Pinheiro/ Ag. paráNo centro histórico de Belém, no Museu de Arte Sacra, a Galeria Fidanza receberá a exposição "Círio de Nazaré: percursos (i)materiais", que poderá ser visitada a partir do dia 26 (quinta-feira) até 31 de outubro. A mostra reúne elementos sobre as manifestações da cultura popular, celebrações religiosas e profanas relacionadas à festividade, com peças do acervo do Museu do Círio.
A Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com alunos do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA), também acolherá o público, no dia 28 de setembro, no Museu de Arte Sacra, a partir de 10h. A proposta é ensinar o vocabulário básico sobre patrimônio histórico e artístico da cidade.
A Casa das Onze Janelas receberá, nos dias 27 e 28 de setembro, às 10h, a “Visita Ilustrada: Um Museu a Céu Aberto”. A ação de educação patrimonial será com obras que compõem o acervo escultórico, nos jardins do espaço.
Acervo do Museu do Círio, onde haverá a exposição imersiva ’Círio de Sensações’Foto: Pedro Guerreiro/Ag. ParáDesenho - Já no jardim do Forte do Presépio, ainda no dia 28, também às 10h, ocorrerá o 50° Encontro USk Belém de Desenho de Observação, com o grupo Urban Sketchers Belém. A atividade será realizada com a técnica de desenho de observação do Complexo Feliz Lusitânia, visando ampliar o acesso à história do patrimônio arquitetônico e seus sítios arqueológicos no centro histórico de Belém.
Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santo Alexandre, centro histórico de BelémFoto: Rodrigo Pinheiro/ Ag. paráDe 28 de setembro a 26 de outubro, o Museu do Círio mostrará a exposição imersiva "Círio de Sensações", com obras físicas e digitais exibidas para difundir a importância histórica e antropológica do Círio para a cultura do Estado.
A Primavera dos Museus é uma programação nacional que envolve 930 instituições, as quais devem promover mais de 2.334 atividades, entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas em diversas cidades brasileiras.
Texto: Juliana Amaral - Ascom Secult