A Biblioteca “Antônio Landi” iniciou a formação do seu acervo em 1994, passando a funcionar efetivamente em 1999. A Biblioteca recebeu o seu nome em homenagem ao grande arquiteto bolonhês que muito contribuiu para a história arquitetônica de Belém. Em 2003 com a conclusão do Projeto Feliz Lusitânia passou a ser sistêmica, englobando ao seu acervo o material bibliográfico dos espaços pertencentes ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais.
Pertencente à estrutura organizacional do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, desde 2011 a biblioteca encontra-se sob a responsabilidade da Coordenação de Documentação e Pesquisa deste SIMM/SECULT.
Seu acervo é formado por aproximadamente 7.000 volumes, em diversos suportes como: livros, folhetos, folders, catálogos de exposições, pastas de artistas. A Biblioteca é especializada e tem como função fornecer subsídios documentais necessários para pesquisa e capacitação dos setores do Sistema Integrado de Museus, assim como também proporcionar aos funcionários, pesquisadores, estudantes e público em geral um espaço de pesquisa diversificado, nos campos de Historia do Pará, Artes Plásticas, Biografia, Museologia, Patrimônio Cultural, Religião, Fotografia, Literatura, Musica, Teatro e Cinema.
Bibliotecárias: Adriana e Nídia
Endereço: Palácio Lauro Sodré/Praça Dom Pedro II, s/n – Museu do Estado do Pará
Horário de atendimento ao público: Terça-feira a Sexta-feira, de 9h às 15h