Sistema Integrado de Museus e Memoriais

Sobre

Criado em 1999, o Sistema Integrado de Museus e Memoriais é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura do Pará, que atua na administração de nove museus e três memoriais. Planeja, junto à direção desses espaços, estratégias que levem à promoção de suas missões institucionais como entidades voltadas à salvaguarda, registro, difusão, democratização e universalização do acesso aos bens artísticos e culturais pertencentes ao Governo do Estado do Pará.

Representante da esfera pública do Estado, o SIMM trabalha no sentido de estabelecer políticas voltadas ao desenvolvimento de museus e memoriais, à conservação e salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial e na implementação de programas de formação técnica para agentes museais em âmbito estadual.

Atualmente, administra diretamente dois memoriais, Memorial Verônica Tembé e o Memorial do Porto e Arqueologia, e coordena as políticas museais do Estado junto à direção dos seguintes espaços: Museu de Arte Sacra, Museu do Círio, Museu do Forte, Museu da Imagem e do Som, Museu do Estado do Pará, Museu de Gemas, Memorial Amazônico da Navegação, Casa das Onze Janelas e Museu do Marajó Padre Giovanni Gallo.