Trabalhadores do Ver-o-Peso e da Feira do Açaí conhecem museus do centro histórico

Acervos do Museu de Arte Sacra, Museu do Estado, Museu do Encontro e Casa das Onze Janelas foram apresentados à vizinhança

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promoveu na noite desta terça-feira (19) a ação “Vizinho, Vizinha, vem para o Museu”. Uma visita guiada aos museus do Estado para trabalhadores do mercado do Ver-o-Peso e da Feira do Açaí. O Museu de Arte Sacra, o Centro Cultural Casa das Onze Janelas e o Museu do Encontro, no Forte do Presépio, abriram as portas para o grupo, das 17 h às 20 h.

“O objetivo dessa ação do governo do Estado é convidar a comunidade do entorno, a vizinhança, para conhecer os nossos aparelhos, os nossos museus, e ouvir a percepção dessas pessoas. Muita gente que convive aqui no entorno muitas vezes nunca entrou nesses espaços, porque os horários não coincidem, porque estão trabalhando no momento, entre outras razões”, disse Tamyris Monteiro, diretora do Museu do Estado do Pará (MEP), que também fez parte do roteiro cultural.

Museu do Encontro, no Forte do PresépioA mobilização para convidar os trabalhadores começou na última sexta-feira (15), quando parte da equipe do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) visitou as duas feiras e buscou contatos. Além da aproximação da comunidade com os espaços museais, o projeto tem a proposta da criação conjunta de uma exposição. A ideia é que o SIMM trabalhe em colaboração com alguns feirantes para elaborar uma mostra que tenha a essência de alguns dos pontos mais simbólicos de Belém.

“A visita de hoje é um primeiro contato pra gente ouvir o que essas pessoas pensam, se elas querem entrar no museu, o que esperam, e a partir do olhar delas ir afinando a nossa relação, museu e comunidade. Para que esse primeiro contato seja o começo de uma aliança com a comunidade, para que se torne um costume a frequentação da vizinhança aos equipamentos da Secult, e para que se sintam representadas dentro dos nossos museus”, acrescentou Tamyris Monteiro.

Museu de Arte SacraEntusiasmo - O presidente do Instituto Ver-o-Peso, Mário Lima, trabalha há 35 anos na comercialização de hortifruti no local. Segundo ele, a iniciativa “é muito boa. A gente trabalha aqui, nós somos vizinhos, e hoje tive a oportunidade de visitar pela primeira vez. Achei excelente a visita, conhecer coisas importantes, desde quando começou Belém. Os museus têm uma vasta cultura em termos de imagem, de coisas da antiguidade, da evolução das pessoas, dos imigrantes que vieram para cá. A gente fica alegre de ver tudo isso, poder contar pras pessoas, convocar mais feirantes pra eles virem também conhecer”, disse o visitante.

Casa das Onze JanelasMário Lima falou sobre a importância de os trabalhadores conhecerem os espaços culturais. “Nós estamos próximos da COP 30 (conferência mundial do clima), e trabalhamos num lugar público, onde chegam muitos turistas. Precisamos conhecer esses espaços, e falar ainda mais sobre a nossa cultura, para as pessoas do mundo todo que virão nos visitar. É muito importante que a gente conheça tudo isso que está ao nosso redor”, ressaltou.

Sobre a possibilidade de participar da elaboração de uma exposição, Mário se mostrou entusiasmado. Ele, informou que “nós tivemos uma reunião agora há pouco, e conversamos para tentar juntar tudo que temos de antiguidade, tudo que tem de melhor para fazer uma exposição bonita. Fiquei muito feliz com o convite”.

Paulo Roberto Costa, também feirante, contou que herdou do pai o espaço no Ver-o-Peso, mas ainda não conhecia nenhum dos museus do entorno. “Eu estou maravilhado com o que estou vendo. A gente passa pela frente e nem imagina que tem essa maravilha aqui dentro, esse tesouro guardado. Hoje foi a primeira vez, mas espero que tenha muito mais”, disse ele, após conhecer o acervo do Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santo Alexandre.

Texto: Juliana Amaral - Ascom/Secult