Coordenação de Educação e Extensão

Programações/Ações

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NOS MUSEUS DO SIM/SECULT

Com a publicação da portaria n° 051 de 05 de janeiro de 2020, que visa proporcionar aos deficientes auditivos e visuais a inclusão e acessibilidade aos bens culturais e aos espaços museológicos, foi instituído o 2º domingo de cada mês como o “Domingo de acessibilidade e inclusão” aos equipamentos do Sistema Integrado de Museus.

Várias ações foram discutidas com a comunidade a partir dos “diálogos inclusivos” com a participação de entidades representativas, os diretores das unidades Museológicas e a Secretária de cultura Ursula Vidal, dando início aos momentos de escuta para subsidiar as ações de inclusão e acessibilidade. No dia 08 de março, na igreja de Santo Alexandre foi realizada uma visitação com a comunidade surda e cega.  Sendo realizado um percurso de visitação com áudio discrição dos elementos integrados da Igreja, e exposição de peças selecionadas, com serviços de intérpretes de libras para as pessoas com deficiência auditiva.

Foi efetivado serviço de audiodescrição de várias peças dos acervos museológicos e construído a sala dos sentidos na igreja de Santo Alexandre, para desenvolver ações educativas com esse público especial.

Com o cenário da pandemia, as atividades presenciais estão suspensas e os Museus iniciaram um processo de redefinição de suas ações, para propor novas formas de inclusão em plataformas digitais, o que está sendo construído atualmente.