Coordenação de Documentação e Pesquisa

Atividades

A Coordenação de Documentação e Pesquisa tem como atividade principal a gestão das informações relacionadas aos acervos salvaguardados pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Esta atividade inclui o registro de entrada, saída e movimentação de obras, bem como a pesquisa junto ao acervo, seja levantando dados sobre as suas coleções, seja identificando as diferentes tipologias de objetos que as compõem.

Além destas atividades, o setor também desenvolve um trabalho de consultoria junto de instituições museais não associadas ao SIMM, dentro e fora da capital paraense, como parte das ações de interiorização desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura.

Levantamento do acervo etnográfico pertencente ao antigo "Museu do Índio" localizado na vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste paraense.

Arrolamento do acervo depositado na reserva técnica do Museu de Arte Sacra.

Alunos do bacharelado e do mestrado em Geociências da UFPA auxiliando a equipe de Documentação na identificação da coleção de mineralogia salvaguardada pelo SIMM.

Reunião com equipe técnica do Museu Municipal de Parauapebas para tratar da exposição de aniversário da cidade.

Oficina sobre "Inventário Participativo de Bens Culturais" ministrada pela Coordenação de Documentação e Pesquisa junto à Secretaria de Cultura de Parauapebas, em março de 2020.