As crianças vestidas de anjo, tão comuns na história da festividade nazarena, integraram a projeção nas paredes do Forte do Presépio
Na noite deste sábado (17) o Forte do Presépio brilhou com a exposição audiovisual Imagens da Fé, uma projeção de cenas e recortes de antigas procissões do Círio. A ação integra a Estação 8 do Preamar da Fé, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
A última estação da programação cultural de Círio exibiu uma projeção nas paredes do Forte do Presépio com cenas de procissões remotas acompanhadas da emocionante apresentação musical, ao vivo, de Salomão Habib.
O músico Salomão Habibi executou ao vivo um repertório com músicas emblemáticas da tradição da devoção à padroeira dos paraenses
Com a duração de cinco minutos a projeção apresentou cortes dos filmes "Círio Belém 350", de Líbero Luxardo; "Mãos de Outubro", de Vitor Souza Lima; "Círio de Nazaré", de Alan K. Guimarães; e "Registro, Salvaguarda e Difusão das Manifestações Culturais do Pará", todos pertencentes ao acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) da Secult.
A costureira Glayce Abreu, 39, levou a mãe, Cláudia Abreu, 69, para uma volta no Complexo Feliz Lusitânia e gostou do que viu. "Foi um espetáculo inesperado para gente. São imagens simples, mas acompanhadas dessa melodia e nesse espaço fazem a gente continuar vivendo esse clima de Círio. Foi lindo".
Por Josie Soeiro (SECULT)