Museu do Círio é opção para relembrar a história da maior festa dos paraenses

O Museu do Círio terás duas opções de programação neste Círio 2020. Parte do acervo integrará o Cortejo Preamar da Fé, que estará em diversos espaços entre os dias 1º e 17 de outubro. Com o cancelamento das romarias oficiais da quadra nazarena, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove um traslado dos elementos em outros equipamentos, em alusão às famosas estações que unem a corda nas procissões. Já a exposição permanente “Festa e Fé” continua aberta à visitação no Casario da Rua Padre Champagnat.

Criado em 1986 juntamente com a Romaria Fluvial, o Museu do Círio abriga cerca de duas mil peças em acervo relacionadas às promessas e à história do grande evento da cultura paraense, que ultrapassa a religiosidade. “A coleção do Museu do Círio tem coisas com os próprios ex-votos, as chamadas promessas. Pela variedade e função, que é agradecer a uma promessa concedida por Nossa Senhora de Nazaré, esses objetos apresentam uma diversidade gigantesca”, explica o diretor do espaço museal, Anselmo Paes.

A coleção inclui arte sacra do século XIX, artesanato de miriti e o acervo escultórico de ex-votos. No local também estão preservados os mantos usados pelas imagens de Nossa Senhora de Nazaré que passaram a ser guardados desde a década de 1980. Todos os anos o acervo é renovado após a grande romaria do Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro.

Simbologia - Somente o inventário de brinquedos de miriti tem ao menos 616 objetos. Já o de ex-votos agrega no mínimo 500 peças depositadas. A variedade é ampla e inclui objetos inusitados em dez coleções. “Temos bicicletas, pneus, lajotas, tijolos, cada um remetendo a um universo subjetivo, íntimo de relação com o sagrado. Temos um acervo relacionado ao material técnico que o artesão usa ao executar o trabalho em miriti e um acervo de material sacro relacionado à ritualística católica, incensários, castiçais, vestimentas”, detalha Anselmo.

A exposição permanente “Festa e Fé” está montada desde 2010, quando começou a mobilização para registrar o Círio como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dividida em dois salões, a mostra traz elementos sobre o sagrado e o profano.

Entre as peças estão geladeira, vestido de noiva, barco, sapatinhos de bebê e roupas de anjos. Há também uma procissão em miniatura esculpida em massa epóxi de, no máximo, quatro milímetros, que só pode ser visualizada com uso de lupa. “Temos como curiosidade um dos cartazes mais antigos enquanto documentação disponível, de 1878, e temos vários mantos originais desde as décadas de 70 e 80, além do manto do Círio 200, que está em exposição”, continua o diretor.

Já os elementos festivos estão presentes na gastronomia, nos brinquedos, nas fitinhas coloridas e até num cavalo de carrossel representando o tradicional parque de diversões. Manifestações como O Auto do Círio, o Arrastão do Pavulagem e a Festa da Chiquita também estão representadas.

Retomada - Desde julho deste ano, os equipamentos do Sistema Integrado de Museus da Secult recebem visitantes com protocolos sanitários. No Museu do Círio são permitidas sete pessoas por vez e é obrigatório o uso de máscaras e álcool para higienização de mãos. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e das 9h às 13h, nos fins de semana e feriados. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 4, com meia-entrada para estudantes. Criança de até sete anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e acompanhantes não pagam. Às terças a entrada é gratuita.

O Preamar da Fé será um cortejo de atividades gratuitas, com exposições, feiras de artesanato, instalação audiovisual e apresentações musicais simultâneas. O calendário é inspirado nos grandes cortejos do Círio de Nazaré, que mobilizam a população católica paraense.

Cortejo Preamar da Fé

Estação 1 – Sala dos Milagres, na capela do MEP

Data: 1 a 12/10, 18h (abertura)

Estação 2 – Exposição Porto dos Miritis + Porto Musical, no Porto Futuro

Data: 3/10 a 01/11, 19h (abertura)

Estação 3 – Exposição Sagrado, na Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra

Data: 6/10 a dezembro, 18h (abertura)

Estação 4 – Exposição Em cena – Ex-votos de Nazaré, no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas

Data: 7/10 a 01/11, 9h (abertura)

Estação 5 – Exposição Círio das Águas, na Estação Cultural de Icoaraci

Data: 7/10 a 01/11, 18h (abertura)

Estação 6 – Exposição Conhecer para Preservar - Edição Especial Círio, no Teatro Gasômetro

Data: 8 a 18/10, 10h (abertura)

– Estação Musical na Estação Cultural de Icoaraci

Data: 9/10, 18h às 20h

Estação 7 – Exposição Festa e Fé, no Theatro da Paz

Data: 9 a 25/10, 17h (abertura)

– Iluminação no Theatro da Paz e Memorial da Cabanagem

Data: 9 a 11/10, 19h

– Porto Musical no Porto Futuro – 10/10, 19h às 20h

Estação 8 – Projeção Imagens da Fé, no Forte do Presépio

Data: 17/10, 19h, 19h30 e 20h.

Por Dayane Baía (SECOM-PA)