Com mais de 20 mil visitantes, 'Uma Noite no Museu’ bate recorde de público

A interação dos visitantes com os espaços da Secult começou no Parque Cemitério da Soledade e prosseguiu no Palacete Faciola e nos museus do cento histórico de Belém

’Uma Noite no Museu’, em um Parque Cemitério, foi um momento de descobertas e interação para o públicoA noite desta sexta-feira (04) vai ficar para sempre na memória da estudante Samanta Maciel. Foi a primeira vez que ela visitou o Parque Cemitério da Soledade, em Belém, vivenciando uma experiência inusitada: conhecer o local à noite. O equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult) foi o cenário da mais recente edição do Projeto "Uma Noite no Museu", realizado a cada mês pelo Governo do Pará, por meio da Secult, que abre os museus no período noturno gratuitamente aos visitantes.

Samanta Maciel vivenciou uma experiência inusitada no Parque Cemitério da Soledade“Eu acho importante vir conhecer esse local, que guarda várias histórias de Belém, principalmente depois da restauração das sepulturas, porque dá para ver o que está escrito nas lápides e conhecer figuras importantes do passado da cidade”, disse Samanta Maciel.

A edição desta sexta-feira incluiu ainda o Centro Cultural Palacete Faciola, o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu do Forte, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com visitas até as 22 h. A visitação noturna teve o objetivo de ampliar e democratizar o acesso aos espaços do Sistema Integrado e Museus e Memoriais (SIMM), permitindo uma nova experiência de diálogo com esses equipamentos públicos.

Roda de capoeira no Forte do PresépioHouve ainda o Preamar da Criatividade na Praça da Fonte, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com set da DJ Ananindeusa. No Forte do Presépio, no centro histórico de Belém, o público participou da Roda Cultural, com capoeira, samba de roda e maculelê, com o grupo Tamboriê.

Museu do ForteQuem visita capital paraense aproveitou a oportunidade para conhecer uma Belém diferente. Segundo o engenheiro agrônomo Gabriel Alencar, que está na cidade para participar do evento "Diálogos Amazônicos", “é muito gratificante ver o que o Governo do Pará está fazendo para nos receber para participar desses eventos. A movimentação dos centros históricos, vendo museus lotados à noite assim, é gratificante demais”.

Mostra de cinema - A noite também foi de estreia da Mostra Pan-Amazônica de Cinema, no Centro Cultural Palacete Faciola, com os filmes "Kawsak Sacha", "la canoa de la vida", "Até o fim do mundo" e "Huahua". As obras abordam as temáticas do meio ambiente, sustentabilidade e justiça climática.

Secretário adjunto Bruno Chagas: acesso à cultura paraense“É muito importante podermos proporcionar esse momento para a população em um horário que não é comum, por permitir que aquele trabalhador e trabalhadora que está o dia inteiro no seu trabalho, e que não tem a oportunidade, não tem o momento de poder levar a sua família, conhecer esses equipamentos. Por meio do projeto, os visitantes podem conhecer, aproveitar a programação, e com isso ter seu momento de interação, de conhecimento, de acesso à cultura, de experimentação daquilo que é mais rico no nosso povo, que é a cultura paraense”, ressaltou o secretário adjunto de Cultura, Bruno Chagas.

Museu do Estado do Pará