Museus e memoriais vinculados à Secult integram programação da Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus, tradicional evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) durante o mês de setembro, mês que marca o início da Primavera, chega a sua 17ª edição com o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. No Pará, os espaços gerenciados pelo Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIMM), vinculado à Secretaria de Cultura do Pará (Secult), integram a programação com diversas atividades do dia 18 até o dia 24 de setembro.

Participam da programação em Belém: o Museu de Arte Sacra/Igreja de Santo Alexandre; o Museu do Forte; o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas; o Museu do Estado do Pará; o Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Palacete Faciola, e o Parque Cemitério Soledade. No interior, o Museu do Marajó, no munícipio de Cachoeira do Arari, no arquipélago marajoara, também ofertará ao público diversas programações. Todos os espaços funcionarão em regime de gratuidade de segunda (18) a domingo (24).

A abertura ocorre na segunda-feira, às 18h, com a realização da mesa “Memórias e linguagens insurgentes na Amazônia” no Museu do Estado. Em seguida, ocorrerá ainda a exibição de vídeo mapping em animação de “A Cabanagem”. Neste mesmo dia, das 9h às 17h, o público já poderá desfrutar da exposição “Memória e diversidade: os santos negros e indígenas”, no Museu de Arte Sacra, trazendo a estética e a singularidade do barroco latino-americano, além do barroco caboclo.

Entre os dias 19 e 22, no Museu da Imagem e do Som, ocorrerá uma mostra audiovisual com a temática LGBT+ com produções que trabalham a questão de gênero na cinematografia contemporânea. Além de exposições e mostras de vídeos, a programação contará ainda com palestras, visitas guiadas, ações educativas, rodas culturais e de conversas, performances, dentre outras, como é o caso da apresentação de Elói Iglesias, em programação alusiva a memória da “Festa da Chiquita”.

A programação é toda alinhada ao tema desta edição. “O tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas” nos convida a refletir sobre o papel atual dos museus, principalmente considerando o que vivenciamos nos últimos quatro anos. O museu precisa ser mais ativo na sociedade e também passar por uma revisão de suas próprias narrativas. Assim, esse tema nos desafia a transformar nossos espaços em lugares mais acolhedores e representativos”, diz Armando Sobral, diretor do SIMM/Secult.

Confira a programação nos espaços gerenciados pelo Sistema Integrado de Museus e Memorais da 17ª Primavera dos Museus:

18/09 - 18h às 20h
ABERTURA - Mesa de abertura, com o tema “Memórias e linguagens insurgentes na Amazônia” e exibição de vídeo mapping em animação “A Cabanagem”.
Local: Museu do Estado do Pará - Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha, Belém (PA)

18/09 - 09h às 17h
EXPOSIÇÃO - “Memória e diversidade: os santos negros e indígenas” - exposição de imaginárias sacras.
Local: Museu de Arte Sacra/Sacristia da Igreja de Santo Alexandre - Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/no – Complexo Feliz Lusitânia - Bairro Cidade Velha - Belém (PA)

19/09 - 09h às 11h
RODA DE CONVERSA - “Ocupação territorial e histórico dos quilombos no Marajó” - Apresentação de resultados parciais de pesquisa e roda de conversa.
Local: Museu do Marajó - Travessa Maj. Emiliano Santos, 199 - Cachoeira do Arari (PA).

19/09 a 22/09 - 19h às 21h
EXIBIÇÃO DE FILME - Mostra audiovisual LGBT+ - Ciclo de exibição com produções que trabalham a questão de gênero na cinematografia contemporânea.
Local: Museu da Imagem e do Som - Centro Cultural Palacete Faciola - Av. Nazaré, 138 - Bairro Nazaré - Belém (PA).

20/09 – 10h
VISITA GUIADA – Percurso comentado na exposição Brecheret Modernistas

20/09 - 15h às 17h
EXIBIÇÃO DE FILME - “Meus Santos saúdam os Seus Santos” - exibição, seguida de bate-papo com o autor Rodrigo Antônio.
Local: Museu do Marajó - Av. Maj. Emiliano Santos, 199 - Cachoeira do Arari (PA).

21/09 - 18h às 20h
APRESENTAÇÃO - Performance e palestra sobre a memória da “Festa da Chiquita”, como uma das manifestações profanas do Círio, com o artista Elói Iglesias - registro audiovisual a ser destinado ao acervo do MIS.
Local: Museu do Estado do Pará - Praça Dom Pedro II, s/no - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

21/09 - 19h às 21h
EXPOSIÇÃO - “Memórias da Chiquita” - Mostra de fotografias e vestuário, com curadoria do artista Elói Iglesias
Local: Museu do Estado do Pará/Capela - Praça Dom Pedro II, s/no - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

21/09 - 10h às 12h
PALESTRA - “Quais histórias contam esses cacos? - Memória e patrimônio arqueológico”, com o arqueólogo Paulo do Canto.

23/09 - 10h30 às 12h
OUTROS - Ação Cultural Coletiva: “Ativação de obras do artista Manoel Pastana” - Mediação sobre lâminas em aquarela do artista, seguida de releitura coletiva, com vistas a redimensioná-las simbolicamente.
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - Rua Siqueira Mendes, s/no - Complexo Feliz Lusitânia - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

23/09 - 16h
VISITA MEDIADA - Exposição “Amazônia Presente” – Mediação educativa da exposição, com os curadores Alexandre Sequeira e John Fletcher.

24/09 – 9h
OUTROS – Visita mediada com o historiador Michel Pinho
Local: Parque Cemitério da Soledade - Av. Serzedelo Corrêa, 514 - Batista Campos, Belém (PA).

24/09 - 18h30 às 20h30
APRESENTAÇÃO - Projeção de video mapping: Apresentação audiovisual educativa com projeção de imagens produzidas a partir de IA sobre a temática da “Primavera dos Museus”.
Local: Forte do Presépio - Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/ no - Complexo Feliz Lusitânia - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).

24/09 - 17h às 19h
OUTROS - Roda Cultural com capoeira, samba de roda e maculelê, realizada pelo Coletivo Tamboriê.
Local: Forte do Presépio - Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/no - Complexo Feliz Lusitânia - Bairro Cidade Velha - Belém (PA).