Preamar do Círio tem início nesta sexta-feira (29)

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Cultura do Pará dá início ao conjunto de atividades alusivas ao Círio de Nazaré. Este ano, além de exposições nos espaços museológicos gerenciados pela Secretaria em Belém, o Preamar do Círio contará com shows da Amazônia Jazz Band e incorporará o projeto Uma Noite no Museu. Toda a programação é gratuita.

O Preamar tem início às 19h desta sexta, com a abertura da exposição "Mantos: arte-afeto, comunidade e cartografias do Pará” na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra, na Cidade Velha. A mostra reunirá mantos confeccionados por artesãs do interior do Pará e pelas comunidades de três escolas de samba de Belém – o Bole Bole, a Matinha e a Piratas da Batucada.

Na terça-feira (3), a Amazônia Jazz Band sobe ao palco do Theatro da Paz, às 20h, em um espetáculo dedicado a Paulo André Barata com direção de Tito Barata. O show é uma homenagem ao poeta e compositor falecido no dia 25, autor de grandes sucessos ao lado do pai, Ruy Barata, entre eles, “Pauapixuna", "Foi Assim" e "Este rio é minha rua", imortalizados na voz de Fafá de Belém.

Também na terça, às 18h, a cantora Sandra Duailibe se apresenta na Capela do Espaço São José Liberto. Já na quinta-feira (5), tem início a 11ª Feira de Artesanato do Círio (FAC), no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro. A atividade é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), com apoio da Secult, e segue até o dia 11 de outubro.

Haverá ainda diversas exposições que estarão disponíveis ao público, entre elas, a mostra “O Nobre, o Penhasco e a Virgem de Nazaré”, a partir de sexta-feira (6), no Museu do Círio. No mesmo dia, na Estação Cultural de Icoaraci, tem início uma exposição de peças produzidas pelos ceramistas da Vila, entre elas, imagens inspiradas em Nossa Senhora de Nazaré.

O projeto "Uma Noite no Museu", que tradicionalmente ocorre nas primeiras sextas-feiras do mês, desta vez, será realizado na sexta-feira (13), dando um toque de supersticiosidade ao circuito noturno, e em observância às programações que já ocorrem na sexta que antecede o Círio no centro histórico de Belém. A edição terá a proposta de um circuito em rede e agregará os Museus da Polícia Militar e da Assembleia de Deus.

A última atividade da programação será no dia 22 de outubro, quando a Amazônia Jazz Band se apresentará no Círio Musical, na Concha Acústica da Praça Santuário.

Confira a programação do Preamar do Círio 2023:

Estação 1

Exposição “Mantos – arte-afeto, comunidade e cartografias do Pará”
Período: 29/09 a 19/11
Local: Galeria Fidanza – Museu de Arte Sacra

Estação 2

Exposição “O programa da Festa – atrações para se deliciar e se surpreender – Programas do Círio no século XX”
Período: 03/10 a 24/10
Local: Salão principal do Arquivo Público do Estado do Pará

Show de Sandra Duailibe
Local: Capela do Espaço São José Liberto

Amazônia Jazz Band homenageia Paulo André Barata