Notícias

Documentos do século XX retratam tradições do Círio em exposição no Arquivo Público

Mostra aberta até 24 de outubro apresenta, por meio de documentos, os eventos que construíram tradições religiosas e profanas ao longo dos séculos

A exposição "O programa da Festa - atrações para se deliciar e se surpreender - Programas do Círio no século XX” foi inaugurada nesta terça-feira (3), no salão principal do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), mais uma programação do Preamar do Círio. A exibição apresenta documentos que retratam a festa da Quinzena Nazarena, com todos os eventos que ocorreram nesse período e construíram tradições religiosas e profanas. Entre as atividades estavam espetáculos diversos de teatro, dança e apresentações musicais. A exposição ficará aberta até 24 de outubro, com visitação de 8h às 14h.

"A gente soube da exposição através da internet, pela divulgação do próprio governo do Pará, e nos surpreendemos com as fotos que estão aqui, de 1903 da Basílica de Nazaré, os documentos expondo toda ortografia, as palavras, da época. São fatos muito importantes e é muito bom o governo tá fazendo esse tipo de trabalho, até mesmo para incentivar os estudantes a virem adquirir esse conhecimento que é de suma importância.", conta Ivo Sousa, que visitou a mostra pela manhã.

O acervo exposto é o do Museu do Círio, e descreve o programa de eventos nazarenos da capital e do interior do Estado ao longo do século vinte. "Essa documentação é muito rica, contém informações sobre os Círios ao longo dos anos, então, a gente consegue perceber muitas dessas mudanças que ocorreram com o tempo, e também as permanências.", aponta Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público e curador da exposição.

"O documento é o programa da festa. Tradicionalmente a festa é apresentada no seu cardápio de eventos, então o que nós temos é uma lista de eventos que foram planejados pela organização da festa para acontecerem principalmente na área do arraial. Os documentos apresentam informações a respeito de restaurantes, de apresentações teatrais. de danças e muitas outras.", explica Anselmo Paes, também curador da mostra.

“O arraial era um espaço de encontro. Esses são os programas oficiais da festa e nota-se essa divisão entre sagrado e profano bastante turva. Então o nosso desejo é dar conhecimento dessas dimensões do arraial dessas dimensões de um território festivo que surgia junto com a festa de Nazaré.", acrescentou Anselmo. 

Uma das propostas da exposição é contemplar um público diverso, tantos de devotos religiosos, quanto de pessoas que não tem uma ligação de fé com a festividade católica. "É a primeira vez que eu estou vindo aqui, estávamos passando, chamou nossa atenção. É muito bonito e a exposição também é muito interessante. Para mim é novidade, na verdade, porque eu não leio muito sobre isso, não sou católica, mas é fascinante conhecer a religião e a fé das pessoas.”, afirma Emily Quaresma. 

O Círio de Nazaré é uma das maiores festividades religiosas e culturais do Brasil. O Preamar do Círio, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), teve início na última sexta-feira e conta com uma programação variada e extensa de exposições, shows, entre outras atividades.