'Uma Noite no Museu' chega à quinta edição com dois espaços culturais convidados ao circuito

Exposições, acervos históricos, feira criativa e apresentações culturais fazem parte da programação gratuita realizada pela Secult

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza na próxima sexta-feira (13) a quinta edição do Projeto Uma Noite no Museu. A partir de 18 h, os espaços museológicos gerenciados pela Secult no centro de Belém abrirão as portas ao público para visitação gratuita.

Integram o circuito em rede os museus do Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha; o Museu da Imagem do Som, no Palacete Faciola, e o Cemitério Parque da Soledade, todos vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult). São convidados para esta edição o Museu Nacional da Assembleia de Deus, na Avenida Governador Magalhães Barata, e o Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, na Rua Gaspar Vianna.

Quem visitar os espaços poderá conferir diversas exposições. No Museu de Arte Sacra, além da visita ao acervo e à nave da Igreja de Santo Alexandre, a experiência contará com a exposição “Mantos: Arte-Afeto, Comunidade e Cartografias do Pará”, que reúne uma variedade de mantos de Nossa Senhora confeccionados por profissionais de escolas de samba da capital e artesãs do interior do Estado. Também haverá uma pequena feira para comercialização de itens da lojinha do Museu de Arte Sacra.

Na Casa das Onze Janelas estará aberta a exposição “Amazônia Presente” e no Museu do Estado do Pará (MEP), as exposições “Brecheret Modernista” e “Aparição”, do artista Elói Iglesias, que apresenta sua vivência na Festa da Chiquita (evento realizado todo ano após a Trasladação).

No Palacete Faciola, além da visita ao salão histórico, o visitante poderá conhecer a exposição “Eneida Simplesmente”, no Museu da Imagem e do Som. Já no Museu do Círio, o acervo de ex-votos poderá ser visitado, reunindo itens que simbolizam fé e devoção à Senhora de Nazaré.

No Museu do Forte, além da roda de carimbó, a programação proporcionará visita à coleção arqueológica e projeções de vídeo mapping.

Já no Cemitério Parque Soledade, a visita ganha um ar místico em alusão à sexta-feira 13, e terá apresentação do quarteto de cordas da Fundação Carlos Gomes e visita guiada pela área externa do Parque, conduzida por estudantes do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Espaços convidados - O Museu Nacional da Assembleia de Deus, abrigado no histórico Palacete McDowell, integra o circuito noturno nesta edição. O espaço reúne um acervo de fotografias, livros, documentos, móveis e vestimentas, que contam a história da congregação em Belém e no Brasil. Na visita também é possível vislumbrar um dos símbolos da arquitetura urbana residencial do período da borracha, o próprio Palacete, construído no final do século XIX.

Outra novidade desta edição é o Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, abrigado também em um prédio do século XIX. O espaço integra o Complexo Histórico Tiradentes, na Rua Gaspar Vianna, e conta a trajetória dos mais de 200 anos da corporação. O acervo dispõe de pinturas, equipamentos de radiotransmissão, armamentos, insígnias e veículos, que remetem à história do Pará, já que o prédio entrou em funcionamento em 1853, no período pós-Cabanagem.

Economia criativa - A programação também contará com o Preamar da Criatividade, a partir de 17 h. A ação valoriza a economia criativa da região, por meio do incentivo a pequenos produtores locais, e ainda oferece apresentação de artistas.

As 19h30, no pátio interno do Museu do Forte, haverá apresentação do Carimbó do Jonny. A partir de 20 h, na calçada lateral do MEP, o grupo Mercado do Choro se apresenta. Já no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas haverá feira com empreendedores locais ligados à economia criativa e apresentação da DJ Nat Esquema.

Serviço: Projeto “Uma Noite no Museu” - Circuito em Rede. Na sexta-feira (13), das
18 h às 22 h. Museu do Forte do Presépio, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - Complexo Feliz Lusitânia - Praça Frei Caetano Brandão, bairro da Cidade Velha.

Cemitério Parque da Soledade - Av. Serzedelo Corrêa, 514.

Centro Cultural Palacete Faciola/Museu da Imagem e do Som – Av. Nazaré, 138/194.

Museu Nacional da Assembleia de Deus - Av. Gov. Magalhães Barata, 53.

Centro de Memória da Polícia Militar do Pará - Rua Gaspar Vianna, 746.

Preamar da Criatividade - Feira e apresentações musicais, no Complexo Feliz Lusitânia, das 17 h às 22 h.

Texto: Amanda Engelke - Ascom/Secult