Fundação Carlos Gomes e Instituto apresentam nova programação do Projeto Música nos Museus

Para proporcionar o acesso à música clássica, a Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes promovem neste mês a programação do Projeto Música nos Museus, que é realizada na Igreja de Santo Alexandre e no Palacete Bolonha. A iniciativa ocorre em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memorais (SIMM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O público poderá conferir as apresentações nos dias 19, 20 e 31 de outubro.

A primeira atração será a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, que se apresentará nesta quinta-feira (19), às 19h, na Igreja de Santo Alexandre. Com um repertório clássico, o grupo musical será comandado pelo regente Pedro Messias, e contará com a participação do solista Abner Felipe.

Em seguida, o público poderá conferir nesta sexta (20), às 17h, apresentação do Duo Voz e Violão, composto pela violonista, Odília Santana e pelo cantor lírico, Ytanaã Figueiredo. A apresentação do grupo será no Palacete Bolonha e contará com um repertório variado, que inclui desde o período barroco até o cancioneiro moderno.

Encerrando a programação, o violonista Maurício Gomes realizará o show no dia 31, às 17h, no Palacete Bolonha. O músico, que também é professor do Instituto Estadual Carlos Gomes e sempre toca músicas brasileiras em seus recitais.

Sobre os artistas - A Orquestra Sinfônica Carlos Gomes (OSCG) é formada por técnicos em música de nível superior, professores do Instituto Estadual Carlos Gomes, e também alunos bolsistas dos cursos técnico e bacharelado em música da instituição. O grupo proporciona um intercâmbio musical entre músicos profissionais e alunos, atendendo a demandas pedagógicas e artísticas do Instituto. Além disso, a Orquestra proporciona à comunidade o acesso à produção de ensino, pesquisa e extensão por meio da temporada de concertos que ocorrem de forma periódica.

Já o violonista Maurício Gomes é professor do Instituto Estadual Carlos Gomes e possui uma carreira repleta de destaques, incluindo a participação no Concerto à Brasileira, realizado em 2009 na Embaixada do Brasil, em Berlim, além da participação dos maiores eventos de violão do Brasil, como o Seminário de Violão Souza Lima (São Paulo), a Mostra de Violão Fred Schneiter (Rio de Janeiro), a série Talentos do Violão (Fortaleza), Encontro da BRAVIO (Brasília), Série Musica no Museu (Rio de Janeiro), Simpósio Acadêmico de Violão da Embap (Curitiba) e Sesc Partituras (Belém).Em 2021, o músico lançou os CDs “Maurício Gomes Interpreta Catiá” e "Maurício Gomes Plays Sebastião Tapajós".

O Duo Voz e Violão conta com a participação da musicista, violonista erudita/popular, cantora, instrumentista e arranjadora, Odília Santana, que já se apresentou em diversos festivais de música pelo país, com destaque para o Festival Eleazar de Carvalho e o Festival de Verão do Campos do Jordão. O grupo também possui a participação do cantor lírico, Ytanaã Figueiredo, que já tem uma longa carreira, que inclui apresentações importantes como a montagem “As Bodas de Fígaro” no XXI Festival de Ópera. Ele atua no cargo de Técnico de Carreira Docente em Canto Lírico no IECG, trabalhando com recitais e projetos de extensão.

Serviço:

Apresentações do Projeto Música no Museu