Mais de 5 mil pessoas participam da sexta edição de 'Uma Noite no Museu'

Exposições, música, cinema e feira criativa integraram a programação promovida pela Secult em vários espaços culturais de Belém

A sexta edição do Projeto “Uma Noite no Museu”, realizada nesta sexta-feira (10), em Belém, reuniu mais de 5 mil pessoas em visitas a museus e memoriais vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e também ao Centro de Memória da Polícia Militar do Pará e ao Museu Nacional da Assembleia de Deus. A programação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secult, e a cada edição oferece novos espaços e atividades ao público.

Para Bruno de Souza, diretor do Forte do  Presépio, a 6ª edição do “Uma Noite no Museu” repetiu o sucesso das anteriores. “A gente percebe que a população tem aderido à programação, e sempre tentamos trazer algumas novidades, grupos pra ocupar o espaço. Acredito que a nossa missão de tentar fazer com que as pessoas acessem mais cultura tem sido cumprida”, disse Bruno de Souza.

Nesta edição, os visitantes aproveitaram a exposição “Esmolação - Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”, no Museu de Arte Sacra, além das mostras “Mantos: arte-afeito, comunidade e cartografias do Pará”; “Amazônia Presente”, na Casa das Onze Janelas;  “Brecheret Moderno”, no Museu do Estado do Pará (MEP), e a instalação de esculturas “Estranhas Aranhas”, no jardim do Forte do Presépio.

O pedagogo Adriano Silva disse que não perde uma edição de “Uma Noite no Museu”, e aproveitou a programação dançando na roda de carimbó e conhecendo as novas exposições dos museus. “Eu venho pra ‘Noite no Museu’, porque vejo uma programação diferente na cidade, fora do habitual”, acrescentou.

Música e cinema - O Preamar da Criatividade, promovido pela Secult, ocorreu na Praça da Fonte (Casa das Onze Janelas) com o DJ Leo Chermont. Carimbó e chorinho foram a trilha sonora das visitações ao Forte do Presépio e ao MEP, respectivamente.

A universitária Talyta Ramos, que participou pela primeira vez, também gostou dos produtos oferecidos na feira criativa e da visitação noturna aos museus. “Eu nunca tinha vindo aqui nesses horários, e gostei muito da programação. É um projeto que deve acontecer mais vezes”, ressaltou.

A mostra “Cinema e Patrimônio”, com a exibição de cinejornais dos anos 1950 e 1960, movimentou o Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Cultural Palacete Faciola, na Avenida Nazaré, que também integra a programação.

Texto: Lorena Saraiva - Ascom/Secult